[Inicio] [Histórico] [Sócios] [Prêmios] [Títulos] [Fotos] [Vendas] [Links] [Artigos] [Forum]

PLANO DE PREVENÇÃO PARA 2005
Quais as doenças comuns deste ano e as medidas de controle gerais do plantel de aves

Dra. Stella Maris Benez
Médica Veterinária Homeopata MSc.
Criadora de Canários Frisados Parisiense no Canaril Cidade Poesia
CRMV SP 4953

(Artigo retirado da Revista da União Ornitológica do Vale do Paraíba - UOVP, do ano de 2005)

      Listas de doenças dos surtos de criações de canários em 2004-2005

      1. Doença: Mycoplasmose

  • Sintomas: queda de resistência, pegando infecções variadas; ovos brancos; embrião morto; infecções secundárias nas patas por Bouba e Flebites.
  • Indicações preventivas: são indicados Nalyt H Reprodução dose de 20g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada durante 7 dias, repetição após 5 dias; ou 14 dias seguidos caso tenha havido sintomas no ano anterior. Repetir a prevenção entre a 2ª e 3ª posturas.
      2. Doença: Alimentação com excesso de proteína (de 22% a níveis mais altos)
  • Sintomas: infecção de patas com articulações inflamadas; morte súbita por depósito de uratos (derivados das proteínas em excesso) em rins, fígado, coração, baço, causando dor, perda da capacidade de reprodução e inflamações agudas em órgãos e articulações; canibalismo de fêmeas que comem bico, penas e patas de filhotes; retenção de ovos em fêmeas; bicos tortos.
  • Indicações preventivas: é indicada a remoção imediata da farinhada com alto teor protéico e mudança para uso de farinhada com teor de proteína menor. Retirar ovo "in natura". Aplicar tratamento para dor local (ver flebite). As lesões internas de gota visceral dificilmente têm cura (Alopurinol por longo prazo).
      3. Doença: Flebite das veias das Patas
  • Sintomas: infecção secundária ao virus da Bouba, dando flebite nas veias das patas e dermatites úmidas das patas.
  • Indicações preventivas: são indicados Nalyt H Reprodução dose de 20g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada durante 14 dias seguidos caso tenha havido sintomas no ano anterior. Ampicilon associar durante 10 dias a dose de 20g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada. Passar Andolba ou Biofenac nas patas para retirar a dor. Não usar pomadas, nem mesmo cremes.
      4. Doença: Bouba
  • Sintomas: lesões de patas forão mais comuns neste ano, com nódulos, calos, inflamação e flebite secundária. Mycoplasma agrava o quadro de Bouba, e farinhadas com excesso de proteína agrava as lesões nas patas.
  • Indicações preventivas: são indicados Homeopatia Thuya occidentalis 12CH e Belladona 12CH líquido na dose de 20 gotas em 2 litros de água para todas as aves 30 dias seguidos, e manter 1 vez por semana na criação. Não usar vacinas contrabandeadas de outros países.
      5. Doença: Infecção de filhotes na primeira semana de vida
  • Sintomas: a morte de filhotes á causada por Mycoplasma, coccidiose, micotoxinas de sementes, Salmonellose provoca alta mortalidade e Colibacilose perdas crônicas.
  • Indicações preventivas: são indicados Nalyt H Reprodução para os adultos, dose de 20g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada durante 7 dias, repetição após 5 dias; ou 14 dias seguidos caso tenha havido sintomas no ano anterior. Repetir a prevenção entre a 2ª e 3ª posturas. Para os filhotes Nalyt H Baby dose de 1g em 50ml de água ou 50g de papinha durante os 7 primeiros dias de vida e os 7 dias após o desmame, repetição após 5 dias.

Outras informações de Prevenção Geral

      Eu aplico estes mecanismos de prevenção e cura em meus canários frisados parisienses, e estou fazendo indicações de alopatia, suplementação e nutrição que eu desenvolvo, e cujos produtos sou responsável junto ao Ministério da Agricultura. Aplico a Homeopatia como tratamento complementar.

      Vermifugação anterior à colocação de ninhos - Vermiden vermífugo preventivo que deve ser oferecido 2 a 4 vezes ao ano (dose: 20g em 1 litro de água ou 1g por 50ml de água 1dia, repetindo a medicação 15 dias após).

      Suplementação de vitaminas: Rovital-C - manter 2 vezes por semana durante toda a criação, pode ser usado em campeonatos em tempos frios; Hidrafort que é um soro de torneio oferecer 1 dia antes, no dia do torneio e 1 a 2 dias após o torneio; podendo prolongar até 10 dias.

      Curativos: Nalyt 100 Plus Nova Fórmula durante 48 horas para stress térmico; durante os campeonatos realizados em localidades frias; dê 7 a 14 dias seguidos criações com histórico de doença de reprodução ou aves roucas, repetição após 1 mês; Coccinon-Vitasol - em casos de coccidiose (dose preventiva 20dias seguidos 20g em 1 kilo de farinhada ou 1 litro de água e dose tratamento durante 4 dias apenas 40g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada e continuar por 20 dias com dose preventiva); Vitamin E - para melhorar níveis de reprodução, mantendo até a primeira postura; Metionina e Lisina - para canibalismo de filhotes; morte embrionária e aves com debicagem de penas; sempre uso na menor dose da bula, e vou aumentando na medida da necessidade, durante 30 dias. Front-Line Spray deve ser usado na dose de 2 gotas no dorso da ave para prevenir ou tratar piolho, sempre que houver risco de infestação pulverizar abaixo do ninho.

      Observações Gerais: coletar uma amostra de fezes de machos em um coletor de fezes comprado em farmácia (todos os machos em 1 pote), e uma amostra de fêmeas em outro pote, e envie por sedex para realizarmos exame antes da colocação dos ninhos e entre a 2ª e 3ª postura. Verificamos coccidiose, vermes e controle de piolhos de penas.

      Homeopatia: mandar fazer os seguintes medicamentos. (Usar esta água como única fonte de bebida podendo ser usada com vitaminas e outras medicações a mesma água.

  • Thuya occidentalis 12CH, Salmonella 12CH e Colibacillinum 12CH - elaborados em 1 frasco de líquido usando na dose de 10 gotas em 2 litros de água durante 30 dias seguidos, mantendo a medicação 1 vez por semana na criação e na papinha de filhotes (1 gota em 50ml). Podendo ser usado junto com outras medicações na mesma data.
  • Berberis 6CH; Chelidonium 6CH e Quercus 6CH - frasco líquido e fazer a diluição diária de 10 gotas em 2 litros de bebida 1 vez por semana para desintoxicação de fígado e rins.
      Enriqueça a sua farinhada com os ingredientes que contém na Farinatta Bianco e Suprema, ambas uso em meus canários para um processo continuo de prevenção na alimentação.
  • Prevent - prevenção de Salmonella e Colibacilose, para uso contínuo na farinhada da criação, promovendo aumento de resitência e crescimento de adultos e filhotes (dose de 5g por kilo).
  • Aflatox - prevenção e adsorção de microtoxinas de fungos nas sementes e outros alimentos. Indicado para uso contínuo assim que chegarem as sementes ao criatório (dose 5g por kilo).
  • Probilac Plus - probiótico para uso contínuo na farinhada. Cria uma flora intestinal nas aves adultas, a qual protege o intestino da ave, evitando proliferação de bactérias patogênicas. Prepara os pais para oferecer ao filhote a mesma flora saudável assim que regurgitarem o primeiro alimento.

      Proave - Veterinária e Tecnologia - Clínica Assistência Técnica e Patologia de Aves

  • São José dos Campos - SP
    Rua Rui Sérgio Rodrigues Moura, 432, Bairro Urbanova - CEP 12.244-04
    Tel./Fax (0xx12) 3949-1603 Cel. (12) 9711-0523 E-mail: proave-2@uol.com.br
  • São Paulo - SP
    Rua Heliodoro Ébano Pereira, 92, Bairro Lapa - CEP 05.068-030
    Tel./Fax (0xx11) 3611-5051
SITES: http://www.homeopatiaveterinaria.com.br/stella
http://www.amgercal.com.br/proave

[Arlequim Português] [Fife Fancy] [Fiorino] [Gloster] [Lizard] [Raça Espanhola] [Topete Alemão]

©2005-2016 Canaril GPorte
Webmaster: Richard Fuzishawa