[Inicio] [Histórico] [Sócios] [Prêmios] [Títulos] [Fotos] [Vendas] [Links] [Artigos] [Forum]

FRISADO DO NORTE


Origem: Norte da França

Histórico

Talvez seja mais difícil estabelecer com certeza a origem dessa raça que das outras raças de pena frisada. As teorias são bastante controvertidas e, face à rara documentação existente, a maioria delas não passa de hipóteses.

Provavelmente, o "grande holandês" seja a origem da maior parte dos frisados e também contribuiu para formar esta raça, que ainda é conhecida como HOLANDESA DO NORTE.

No norte da frança, nas regiões de minas e usinas de tecelagem, estes passaros foram desenvolvidos buscando o tipo ereto, ao contrario do que aconteceu no sul.

Vaias raças de frisados, outrora existentes, como o PICARD, em muito se acemelham ao FRISADO DO NORTE e é provável que eles mesmos tenham vindo a dar origem aos Parisienses, por seleção.

O FRISADO DO NORTE IDEAL

É um pássaro de tamanho médio, de 17 a 18 cm, cuja a posição ereta semelhante ao Yorkshire é de fundamental importância.

Só possui as três frisuras principais que caracterizam as raças frisadas: manto, peito e fachos.

O manto, dividido por uma linha longitudinal no centro das costas, cai sobre o dorso simetricamente. O peito duplo, convergindo para o centro, forma, na parte superior, o cestinho e os fachos, cujas penas nascem na parte lateral junto as pernas e curvam-se para cima , envolvendo a parte das asas. Não são frisuras de grande volume, mas perfeitamente definidas e simétricas.

A cabeça é totalmente lisa, como o pescoço. Bico proporcionalmente grande e olhos centrados. O tamanho da cabeça é pequeno, mas de forma arredondada.

O ventre é liso e destaca-se perfeitamente do peito.

As asas longas se assentam perfeitamente no dorso sem se cruzarem.

As coxas tem penas lisas bem aparentes, a canela é proporcional mente longa e os pés, dedos e unhas são semelhantes a de um Yorkshire.

A cauda é longa e compacta, com as pontas das retrizes alinhadas e acompanha a linha do dorso.

Não devem existir quaisquer outras frisuras.

São admitidas todas as cores, inclusive as de fundo vermelho, bem como os passaros pintados.

O FRISADO DO NORTE é uma raça onde os passaros intenso e nevado são chamados de "pena dura" levam nítida vantagem sobre os nevados de penas comuns sedosas.

Neste ultimo tipo de pena, a tendência natural das penas longas é se curvarem se manifesta com freqüência em outras partes da plumagem.

Os passaros nevados de pena sedosa apresentam manto, peito e fachos de maior volume e beleza, mas naturalmente associados ao comprimento e flexibilidade das penas surgem frisuras em zonas onde não deveram estar presentes como no pescoço, entre as pernas, na zona da cloaca e, principalmente, no topo da cabeça.

A seleção dos passaros pelo tipo de plumagem é fundamental para a obtenção de passaros para concurso e nesta raça o acasalamento entre dois nevados, mesmo de penas duras, jamais deve ser utilizado.

Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

Nota: o texto acima é de autoria do Juiz Arno Büchli e pode ser acessado na página do Criadouro Büchli.

[Arlequim Português] [Fife Fancy] [Fiorino] [Gloster] [Lizard] [Raça Espanhola] [Topete Alemão]

©2005-2016 Canaril GPorte
Webmaster: Richard Fuzishawa