[Inicio] [Histórico] [Sócios] [Prêmios] [Títulos] [Fotos] [Vendas] [Links] [Artigos] [Forum]

HOSO JAPONÊS


Origem: Japão

Histórico

Os primeiros desses pássaros apareceram na Europa por volta de 1963, importados com alguns exóticos que vieram do Japão.

Não há dúvida que são miniaturas do antigo GLASGOW DON, pois sua forma é bastante semelhante a deste, à exceção do tamanho. Há indicos de que os pássaros escoceses foram introduzidos no Japão no inico do século.

Os pássaros passram por uma evolução lenta até atingirem os padrões atuas.

Em 1974, no Campeonato Mundial em Antibes, foram apresentados alguns pássaros e proposta uma fcha de julgamento, que naquele ano foi aprovada pelo Congresso de Juízes Ornintoçógicos.

A raça já é antiga no Japão mas seu reconhecimento como raça de porte, de postura de penas lisas, é relativamente recente.

No Brasil, somente há uns quatro anos começaram a aparecer nas exposições regionais e nacionais.

É um pássaro pequeno, muito ativo, que possi como todas as raças de seu grupo uma posição de concurso que é tomada por alguns inistantes.

O HOSO IDEAL

É um pássaro pequeno que deve apresentar as seguintes caracteristicas:

Forma - sendo uma miniatura, deve ser o mnos possivel. O corpo é cilindrico e fino. As asas são perfeitamente aderidas ao dorso na sua parte superior e os encontros devem ser dissimulados nos ombros. A forma é de um arco de círculo.

Tamanho - o tamanho preconizado deve variar entre os 11 e 12 cm. Os pássaros intensos normalmente estão dentro do padrão mas os nevados chegam, às vezes, a alcaçar 13 cm.

Cabeça - a cabeça ´pequena, tipo "cobra", olhos proporcionais e bco relativamente grande.

Pescoço - o pescoço é comprido, fino e cilindrico e deve fazer a concordância da ligação cabça-tronco por duas curvas reversas perfeitamente definidas.

Espáduas - as espáduas são fnas, bem pouco mais largas que o pescoço, quando visto de cima.

Corpo - o Corpo é delgado e cilindrico, afunilado em direção à cauda. As linhas superior do dorso e inferior do peito formam curvas que se acentuam quando o pássaro entra em posição, sem serem concêntricas.

Postura - como o SCOTCH, é um passaro que entra em posição tendendo a uma meia-lua. A cabeça nunca deve ficar em nível mas baixo que as espáduas. O corpo é defnido, quando de perfil, por dois arcos de crculo não concêntricos. As pernas devem ser ligeiramente fletidas na artiulação externa com as coxas emplumadas aparecendo ligeiramente. As asas são colocadas no dorso mas em muitos pássaros com as extremidades ligeiramente aparentes.

Cauda - a cauda acompanhando a curva do corpo fica com a parte baixa sob o poleiro.

Condição geral - pássaro deve estar limpo , saudável, com a plumagem aderente e pode ser apresentado com qualquer cor, inclusive com com de fundo vermelha.

Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

Nota: o texto acima é de autoria do Juiz Arno Büchli e pode ser acessado na página do Criadouro Büchli.

[Arlequim Português] [Fife Fancy] [Fiorino] [Gloster] [Lizard] [Raça Espanhola] [Topete Alemão]

©2005-2016 Canaril GPorte
Webmaster: Richard Fuzishawa