[Inicio] [Histórico] [Sócios] [Prêmios] [Títulos] [Fotos] [Vendas] [Links] [Artigos] [Forum]

MÜNCHENER


Origem: Munique - Alemanha

Histórico

Determinar exatamente quando esta raça apareceu e quais foram as raças empregadas em sua formação, comoem muitas outras é tarefa dificil.

O que se sabe é que na região de Munique eram criados dois tipos de de canários distintos, um frisado semelhante aos atuais Frisados do Sul e um de penas lisas cuja postura era semelhante ao primeiro.

O pássaro frisado, citado em várias obras antigas, desapareceu e o pássaro de penas lisas através de criação seletiva atingiu a forma atual, hoje reconhecida pela COM.

É provável que os ascendentes do Bossu tenham sido utilizados, assim como uma raça frisada de posição ereta, para chegar ao pássaro frisado inicial que possuía frisuras não muito volumosas. O emprego contínuo deste frisado com outra raça de penas lisas, progressivamente, poderia eliminar as frisuras, transformando-o num pássaro liso. A forma atual lembra bastante os primeiros mestiços de Bossu conseguidos para a formação dos Yorkshire.

É um pássaro que prima, no Brasil, pela baixa presença nas exposições. Mas os chamados "holandeses", que existem principalmente em São Paulo, se assmelham em alguns aspectos aos pássaros da raça.

O MÜNCHENER IDEAL

Tamanho - o tamanho deve ser em torno dos 16 cm.

Cabeça - a cabeça é pequena, oval, com o topo plano sendo ideal.

Pescoço - a cabeça é suportada por um pescoço relativamente longo e fino que se liga a ombros estreitos.
O pescoço na parte inferior liga-se ao peito ligeiramente arredondado, mas sem curvatura igual a do dorso.
A parte superior do pescoço e do dorso formam uma linha curva, a parte inferior do dorso e da cauda praticamente estão em linha, quase reta.

Asas - as asas são longas e perfeitamente aderentes ao dorso.

Cauda - a cauda, também longa, acompanha a linha inferior do dorso, sem entretanto coloca-se sob o poleiro e com as pontaas das retrizes quase alinhadas, pois as esternas devem ser ligeiramente mais longas que as internas.

Pernas - as pernas devem ser longas e quando o pássaro está em posição devem estar ligeiramente fletidas e com as coxas bem aparentes.

Plumagem - a Plumagem deve ser curta e aderente e o pássaro pode ser lipocrômico, melânico ou pintado.

Postura - sendo um pássaro que necessita treinamento, a posição é definida principalmente pela linha cabeça, pescoço, dorso e cauda ligeiramente arqueados, com a cabeça em plano superior aos encontros.

Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

Nota: o texto acima é de autoria do Juiz Arno Büchli e pode ser acessado na página do Criadouro Büchli.

[Arlequim Português] [Fife Fancy] [Fiorino] [Gloster] [Lizard] [Raça Espanhola] [Topete Alemão]

©2005-2016 Canaril GPorte
Webmaster: Richard Fuzishawa