[Inicio] [Histórico] [Sócios] [Prêmios] [Títulos] [Fotos] [Vendas] [Links] [Artigos] [Forum]

NORWICH


Origem: Condado de Norfolk - Grã Bretanha

Histórico

Como em todas as raças é dificil precisar quando a raça NORWICH apareceu, mas esta raça era inicialmente criada tendo por objetivo principal a cor, situação que posteriormente foi modificada passando a objetivo principal a forma.

Sabe-se, porém, que os tecelões trazidos para as ilhas pelo Duque de Alba se estabeleceram em NORFOLK, onde trabalhavam, e introduziam e aperfeiçoavam um tipo de canário que depois receberia o nome d acordo com a cidade onde era criado.

Os pássaros da raça NORWICH de hoje são totalmente dferentes daquels criados àquela época, e esta evolução foi gradual.

Dos pequenos pássaros do tamanho do Lizard que constituíram a raça por volta de 1850, chegou-se aos corpulentos pássaros de hoje. Outras raças como a Lancashire contribuíram para as modificações.

Em 1887, uma reunião de cerca de 400 criadores definiu um padrão que passou a ser o objetivo da raça. Como todas as raças teve seus percalsos, e a NORWICH PLAINHEAD (cabeça lisa), face à loucura pelo aumento do tamanho dos pássaros, atavessou fases de bastante dificuldade pelo surgimento dos quesitos (LUMPS), que desestimularam grande parte dos criadores a partir da 2ª Guerra Mundial.

A partir da década de 50, o NORWICH voltou a ocupar seu lugar de destaque entre os ingleses e a raça hoje está bastante difundida por todo o mundo, apesar de em muitos países, como no Brasil, ainda aparecerem pássaros de baixa qualidade em concursos, ou com caracteristicas bem diversas dos padrões, face à má qualidade de alguns pássaros importados.

O NORWICH IDEAL

Forma - a forma geral é curta e volumosa. O corpo se assemelha a um pião. O dorso é ligeiramente arqueado transversalmente. O peito é largo e proeminente derfinindo uma curva profunda na parte superior, que é completada por uma curva reversa da sregião das pernas até o inico da cauda. Os ombros são largos e a partir destes o corpos afunila-se, rapidamente, em direção à cauda.

Tamanho - o tamanho ideal se situa entre os 15 e os 16,5 cm e o corpo fica, aproximadamente, a 45° com a horizontal.

Cabeça - a cabeça é proporcionalmente grande, redonda sob os ângulos em que for olhada.
A testa é elevada em arco, o bico curto e forte. As bochechas cheias e os olhos, ligeiramente mas próximos do bico que da nuca, devem estar perfeitamente visíveis.

Pescoço - o pescoço é curto e grosso, em curva quase contínua da nuca aos encontros na part superior, e em perfeita concordância com a curva do peito na parte inferior.

Asas - as asas são curtas e derentes, extremidades perfeitamente unidas sobre a rabadilha.

Cauda - a cauda é curta, compacta e cheia na raiz, parecendo uma peça única com o corpo.

Pernas - as pernas são implantadas bem atrás, coxas praticamente dissimuladas na plumagem, canelas fortes e dedos e unhas perfeitos.

Plumagem - a plumagem deve ser sedosa mas compacta, para definir um contorno perfeito, sendo admitidas todas as cores.

Condição geral - saúde e limpeza perfeitas e movimentos livres completam o pássaro ideal.

Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

Nota: o texto acima é de autoria do Juiz Arno Büchli e pode ser acessado na página do Criadouro Büchli.

[Arlequim Português] [Fife Fancy] [Fiorino] [Gloster] [Lizard] [Raça Espanhola] [Topete Alemão]

©2005-2016 Canaril GPorte
Webmaster: Richard Fuzishawa